Antes de encaminhar a sua Prestação de Contas do PDDE Paulista sugiro observar o item 3.1, conforme manual aqui anexado.
“3.1. Análise da documentação
Na intenção de contribuir com a análise dos documentos apresentados pelas unidades escolares, ressaltaremos os principais pontos a serem verificados:
• Ata de destinação dos recursos ou PAF – Plano de Aplicação Financeira
– A destinação estabelecida para os recursos foi cumprida?
• Demonstrativo de execução de receita e despesa
– O valor creditado pela SEDUC/SP, constante desse documento, foi confirmado nos extratos bancários?
– O rendimento aplicação, constante desse documento, é igual à soma dos rendimentos dos extratos bancários?
– O saldo a reprogramar para o exercício seguinte é igual ao saldo final presente nos extratos bancários (31/12)?
– As informações prestadas no bloco 3
– Pagamentos efetuados conferem com os comprovantes de despesas apresentados?
– Está datado e assinado pelo diretor executivo da APM?
• Parecer do Conselho Fiscal
– Consta data posterior à da última aquisição de produto e/ou prestação de serviço, constante dos comprovantes de despesas apresentados?
– Está assinado pelos membros do conselho fiscal, com a ciência dos diretores da APM e do diretor de escola?
• Extratos bancários da conta corrente e conta aplicação
– Todos os extratos (janeiro a dezembro) foram apresentados?
– O recurso foi aplicado?
Em caso negativo, o responsável pela unidade executora solicitou sua aplicação junto ao banco?
• Pesquisa de preços
– Foram efetuados, no mínimo, 3 (três) orçamentos?
– O consolidado está datado e assinado pelo diretor executivo da APM e pelo diretor da escola?
• Documentos fiscais e guias de recolhimento dos impostos
– O comprovante da despesa foi emitido em nome e CNPJ da APM?
– O detalhamento do produto adquirido ou do serviço contratado está em conformidade com a pesquisa prévia de preços apresentada?
– O produto/serviço consta entre as despesas permitidas com o recurso?”