Mensuração de custos na constituição, legalização e operacionalização de uma empresa

Mensuração de custos para Constituição, legalização e operacionalização de uma empresa

CONSTITUIÇÃO E LEGALIZAÇÃO

Atividade Econômica: Fabricação de produtos de panificação, compreendendo a fabricação de                    bolo

Se você pretende constituir uma empresa, parto do princípio que você tem capacidade de planejamento. Assim sendo, uma dica: queira, inicialmente, planejar custos para a abertura e administração do seu negócio. Nesta fase, sugiro que você procure orientação num escritório de contabilidade, pois o profissional da contabilidade tem conhecimentos de diversos custos para orientá-lo. Dos quais destaco:

  • Investimento inicial

Você possui R$10.000,00. Em vez de aplicar este valor numa aplicação financeira junto à uma instituição financeira, você resolveu aplicar na abertura de empresa, cujo objetivo é fabricar e vender bolos.

Este valor representará o custo de Investimento inicial que será aplicado na compra de mobiliário, aluguel do espaço físico para funcionamento da empresa, obtenção de tecnologias para uso de softwares, contratação de pessoal etc.

  • Honorários contábeis para abertura da empresa

Todo o processo de constituição e legalização de uma empresa ficam por conta de um escritório de contabilidade, que cobrará um valor para constituir e legalizar a sua empresa.

  • Honorários do advogado

Determinados tipos de empresa, no seu contrato social, há necessidade do visto de um advogado, o qual cobrará um valor para rubricar e assinar o contrato social.

  • Taxas pagas aos órgãos governamentais

Conforme tabela, em vigor, R$151,86 é custo de taxas para registro da sua empresa na Junta Comercial do Estado de São Paulo

OPERACIONALIZAÇÃO DO OBJETO DA EMPRESA

Referencial Teórico

De acordo com Souza e Diehl (2009) a operação de qualquer negócio gera custos, que são o valor monetário despendido pelo consumo de recursos. Para qualquer que seja o objeto de custo (setor, produto, cliente, atividade etc.), o custo pode ser obtido pela soma dos custos dos diversos recursos. Em geral, esses recursos são classificados em materiais diretos, mão-de-obra direta e custos indiretos (de fabricação, caso se esteja falando de produtos físicos bens).

Segundo Osni Moura Ribeiro (2009) A palavra custo possui significado muito abrangente. Veja alguns exemplos; em uma empresa comercial pode ser utilizada para representar o custo das compras de mercadorias. O custo das mercadorias disponíveis para venda, o custo das mercadorias vendidas etc.; de uma empresa de prestação de serviços, pode ser utilizada para representar o custo dos materiais adquiridos para a aplicação na prestação de serviços, o custo dos serviços prestados etc.

Para a fabricação de bolo, segundo Osni Moura Ribeiro (2009), a palavra custo pode ser utilizada para representar o custo das compras de matérias-primas, o custo das matérias-primas disponíveis, o custo das matérias-primas aplicadas no processo de fabricação, o custo direto de fabricação, o custo indireto de fabricação, o custo da produção acabada no período, o custo dos produtos vendidos etc.

Para a produção de um bolo, os custos de fabricação abaixo deverão ser mensurados:

CUSTOS DIRETOS

MATERIAIS:

  • Farinha de Trigo;
  • Ovos:
  • Açúcar;
  • Fermento
  • Mão-de-obra Direta

CUSTOS INDIRETOS

GASTOS GERAIS DE FABRICAÇÃO

  • Aluguel mensal da casa;
  • Gasto com consumo de energia elétrica durante o mês;
  • Preço de um botijão de gás;
  • Depreciação de móveis e utensílios

Em seguida, dividir os custos em duas partes: Custos Diretos e Custos Indiretos

Finalmente, após aplicar a fórmula, você terá o seu custo unitário do bolo

CUSTOS DIRETOS + CUSTOS INDIRETOS = CUSTO TOTAL

Palavras-chave:

Custo de Investimento Inicial

Taxas

Custos Diretos

Custos Indiretos

Custo Total

Consulta website: http://www.institucional.jucesp.sp.gov.br/downloads/tabela_de_preco_2020.pdf, em 26/03/2020

Consulta Bibliográfica:

Ribeiro, Osni Moura, Contabilidade de Custos, São Paulo, 7.ed., Saraiva, 2009p. 2—8 .

 CLÉRIS RAMIRO DE PAULA, professor no Centro Paula Souza, graduado em Contabilidade de Custos pelas Faculdades Campos Sales e pós-graduado em Controladoria pela FECAP